Estudo de Idéias

G.I. Gurdjieff deixou três grandes caminhos de trabalho interior: as Idéias, a Música e os Movimentos. Os três completam-se mutuamente no seu Ensinamento.

O Estudo de Idéias organiza-se em diversos grupos que buscam a compreensão do conhecimento legado por G.I. Gurdjieff, baseando-se, para tanto, na vivência interior dos participantes e na sua expressão na vida cotidiana.

Grupo de estudo do livro Do Todo e de Tudo

Gurdjieff escreveu esse livro ao longo de mais de uma década para “transmitir suas idéias de forma acessível a todos”. Uma verdadeira obra-prima, o livro apresenta uma nova maneira de ver o mundo, contendo a essência da doutrina e, pela forma como foi feito, conduz o leitor interessado ao vislumbre de uma realidade superior.

Grupos de estudo dos livros Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido e Psicologia da Evolução Possível ao Homem

Os grupos estudam as idéias contidas nesses dois livros fundamentais de P.D. Ouspensky, filósofo e escritor, que foi um dos principais alunos de Gurdjieff.

Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido, um livro que desde seu lançamento, em 1949, já foi lido por milhões de pessoas, é uma exposição vívida do trabalho de seu autor com Gurdjieff, apresentando o Ensinamento de forma lúcida e precisa.

Sob a forma de cinco conferências preliminares, Psicologia da Evolução Possível ao Homem foi escrito pelo autor para dar uma idéia geral de seus estudos, bem como da linha de trabalho que seguia com seus alunos.