Música e Ritmos

Gurdjieff sempre pôs grande peso na música e foi com a colaboração do compositor russo Thomas de Hartmann, que ele compôs cerca de 300 músicas baseadas nas mais diversas tradições.
Sobre o significado da música, Hartmann dizia:
´Se nós compararmos a música de todas as religiões, veremos que a música desempenha um papel importante, uma parte importante nos assim chamados ‘ofícios religiosos’. Mas, após termos ouvido George Ivanovich (Gurdjieff), podemos entender mais e melhor que a música ajuda-nos a nos concentrarmos, a nos trazer para um estado de maior profundidade no qual podemos receber as maiores emanações possíveis. É por isso que a música é exatamente a coisa que o ajuda a ver mais alto´

E devido a importância da música, a Escola Gurdjieff São Paulo possui um conjunto, cuja meta é realizar um trabalho básico de música e ritmo a partir da perspectiva do Ensinamento. Nas suas atividades, busca-se tanto o aprimoramento técnico e espiritual do participante, como o apoio musical para as classes de Movimentos.

Os interessados não precisam ter conhecimento musical prévio, basta inscrever-se no Salão da Escola Gurdjieff São Paulo, todos os sábados, de 13h00 às 14h00.