Sobre Jeriquaquara
Dunas, mar manso e festas pelo vilarejo seduzem os viajantes que vão conhecer Jericoaquara no extremo norte do Ceará.
O que esperar de Jericoacoara? Se você é mais chegado a lugares desenvolvidos, dotados de conforto e infra-estrutura, de fácil acesso e com os serviços habituais existentes na maioria dos locais de interesse turístico, então Jericoacoara não é a sua praia.
Situada a 317 km para oeste de Fortaleza. Acesso difícil, apenas com veículo especial (bugue, ou algum veículo com tração nas 4 rodas), e conhecendo-se bem os caminhos: distante uns 20 km (aproximadamente 45 minutos) por entre dunas e caminhos de areia da cidade de Jijoca de Jericoacoara, a mais próxima alcançável por estrada asfaltada (Jeri é distrito de Jijoca de Jericoacoara).
Há um veículo especial com lotação de 22 passageiros que faz a viagem de Jijoca até Jeri e de volta 2 vezes por dia. Em caso de viagem de ônibus para Jijoca a partir de Fortaleza, pode-se já pagar pela parte do trajeto que vai até Jericoacoara.
O que faz Jericoacoara tão especial? Jericoacoara não tem uma razão única para ser considerada um paraíso. Jericoacoara é um conjunto de belezas variadas, de cenários diferentes reunidos em um único local, e de sensações variadas também: o contato com a natureza é extremamente intenso, a sensação de liberdade que o local transmite, onde tudo é muito grande, amplo, e nenhum tipo de comportamento é reprimido. Outra sensação que Jericoacoara transmite, através do contato com seus moradores, é de como a vida não precisa ser complicada para ter qualidade: sem trânsito, sem senhas de cartões bancários, sem horários. Preservando a natureza e extraindo dela seu próprio sustento.
Texto de Marcelo Russo, Revista Turismo.
|