Gurdjieff - Escola Gurdjieff São Paulo
 
Oráculo Sun-Tse
 
 

Como Utilizar o Oráculo Sun-Tse

Passados 2.500 anos desde que Sun Tse escreveu sua Arte da Guerra, instrutores no mundo inteiro do caminho interior, que sempre buscaram a compreensão da alma humana e o porquê de sua existência neste planeta, oferecem-nos novas possibilidades de entendimento .

 
 

dessa Arte. Porém, com que intuito? Para aprendermos a mutilar e matar o nosso semelhante? Para adquirirmos poder e submetê-lo? É claro que a resposta é não.

Eles perceberam que, em si, as estratégias utilizadas na guerra são boas e contêm verdades eternas; assim, se canalizadas na direção justa, podem trazer paz e harmonia. Dentre as ideias mais caras figura a de que toda semente contém seu contrário ou todo veneno, seu antídoto. Portanto, aprender a estratégia da guerra pode ensinar-nos a alcançar a paz.

Os ensinamentos contidos nos escritos de Sun Tse foram colocados na forma de 113 aforismos e comentados à luz de cinco pilares nos quais podem ser englobados todos os problemas humanos e de cuja harmonia depende o bem-estar do homem na Terra. São eles:

Família – (elemento terra): pais, filhos, cônjuge, irmãos, parentes próximos.

Saúde – (elemento água): disposição física, ritmo de vida, estado energético, atividades físicas, esportes, alimentação, tratamentos.

Amor – (elemento fogo): namoro, casamento, separação, conflitos sentimentais, sexo, paixão.

Dinheiro e negócios – (elemento ar): profissão, trabalho, emprego, economia, sorte, jogo, projetos, ambições, gastos, clientes, empresas, empreendimentos.

Integração no mundo – (elemento éter): amigos, inimigos, empregados, vizinhos, associações, prazeres, viagens, simpatias, antipatias, obstáculos, responsabilidades, política, posição social, ecologia, lazer.

Para utilizar o Oráculo é preciso que você, consulente, siga os seguintes passos:

1º - Digite a sua pergunta de forma clara e precisa no campo apropriado.

2º - Escolha um dos cinco campos que estão à sua disposição, dependendo se sua pergunta se refere à família, à saúde, ao amor, a dinheiro e negócios ou à participação no mundo.

3º - Clique em um número de 1 a 113 na Roda da Vida cujo centro é a figura de um tigre.

4º - A resposta à sua pergunta virá sob a forma de um aforismo de Sun Tse e um comentário na linguagem escrita. É importante notar que o número do aforismo que responde à sua pergunta não corresponde ao que você escolheu na Roda da Vida, mas ao que a Sorte lhe destinou.

5º - Leia cuidadosamente o que diz o aforismo sorteado e seu subsequente comentário. Isso o ajudará a aprofundar a compreensão dos valiosos ensinamentos nele contidos.

6º - Reflita sobre o que leu e tente interpretar o ensinamento à luz da questão que você colocou.

BOA SORTE!